PROFESSOR
ESSIO

- Partido Democrático Trabalhista - NÓS TEMOS HISTÓRIA

Os olhos brilham

 

Foi possível identificar que a escola Nicolau II atua para o sucesso dos seus alunos. Profissionais comprometidos, com brilho nos olhos, e comunidade participativa, reconhecendo e auxiliando no bom trabalho da escola.

No último sábado [26], letivo para toda a rede municipal, a escola abriu as portas recebendo sua comunidade escolar. Com a temática do ‘Circo’ apresentou as atividades pedagógicas desenvolvidas pelos seus alunos, proporcionando uma manhã agradável aos pais, familiares e convidados.

Com a releitura dos trabalhos de Raul Mendes Assis Costa, os alunos, orientados pelas suas professoras, criaram outros quadros expostos na escola. Apresentaram a reinterpretação do ‘palhaço em cada um’. Pesquisaram brincadeiras e confeccionaram alguns brinquedos.

Demonstraram, através do Tangram, técnica de dobradura de papel, os bichos que tradicionalmente fazem parte das atividades circenses: leões, macacos, tigres, girafas, cachorros...

Cada turma interpretou uma música relacionada com o circo e as atividades circenses. No espaço estilizado do ‘Circo do Nicolau II’ alunos, vestidos de palhaço, distribuíram pipoca e algodão doce para os espectadores. As alunas Nanda e Júlia fizeram muito bem o papel de apresentadoras de um espetáculo circenses com o tradicional chavão: ‘Respeitável Público’.

O evento deixou claro que pedagogicamente a escola explora o lúdico, a pesquisa, estimula a criatividade, o desenvolvimento de habilidades e competências. Mais ainda, ensina comportamentos inerentes à cidadania.

O comprometimento coletivo com o sucesso do aluno, não podia ser diferente, impacta na qualidade do seu aprendizado. Os alunos do 5º ano, por exemplo, estão alfabéticos.

Na raça improvisaram o ‘circo’ no pátio descoberto na entrada da escola, que também no dia a dia se transforma em uma pequena quadra de esporte. Com TNT colorido estilizaram a lona típica dos circos com a intenção de proteger os artistas e espectadores do sol daquela manhã de outono. Há, entretanto, no espaço da escola, uma área de 1.500 m² para uma quadra coberta. Esse novo espaço, certamente, possibilitaria tantas outras utilidades para enriquecer ainda mais o que já vem sendo produzido pela escola. A comunidade escolar da Nicolau II faz por merecer.

Evidentemente que a boa qualidade do aprendizado dos alunos depende de muito mais que o comprometimento dos profissionais de educação, que é uma regra entre educadores. Imprescindível a participação efetiva da comunidade escolar. Fundamental a retaguarda dos órgãos gestores, notadamente, focando o sucesso dos alunos em cada unidade escolar.

Autor: Professor Essio Minozzi Junior

Professor Essio Minozzi Junior

PROFESSOR ESSIO
Vereador - PDT

Gabinete
Câmara Municipal de Mairiporã
Alameda Tibiriçá, nº 340 - Vila Nova
Mairiporã/SP - CEP.: 07600-000
Contato:
Gabinete: (11) 4604-0800 - ramal 221
ESTAMOS REALIZANDO A MANUTENÇÃO DO SITE
alguns links poderão não funcionar