PROFESSOR
ESSIO

- Partido Democrático Trabalhista - NÓS TEMOS HISTÓRIA

A flecha lançada, a palavra pronunciada, a oportunidade desperdiçada

Na sessão do dia 18, foi apresentado um projeto de resolução por alguns colegas vereadores que considero inaceitável. Sempre pautei minha militância política e meu mandato pelo respeito às divergências e diferenças de opinião, nesse sentido, espero ser entendido no que considero inaceitável. Propuseram alguns, através de projeto de resolução, eliminar pura e simplesmente um marco simbólico do poder legislativo e da nossa jovem democracia, ou seja, mudar o regimento interno, acabando com a “tribuna livre”.

A tribuna livre é uma ferramenta de participação popular, que pressupõe a utilização da tribuna da câmara por qualquer indivíduo, para expor seus pontos de vista e participar do debate sobre temas relevantes da cidade, onde o orador dispõe de cinco minutos ao final de cada sessão. Mesmo sendo uma reação, segundo alguns, a um estorvo “circunstancial”, gerado pelos debates controversos a respeito da localização do pedágio, firmo minha posição: É inadmissível suprimir a tribuna livre.

A casa legislativa, conhecida popularmente como “casa do povo”, faz do parlamento uma casa essencialmente política, e é também guardiã das liberdades conquistadas e expressas em nossa constituição. A nós, agentes políticos com poder delegado pelo voto, cabe ter sempre como objetivo o fortalecimento das instituições – com uma visão de longo prazo. Temos que ter uma direção a seguir e critérios claros para prosseguir na jornada.

Apelo aos colegas para que revejam suas posições, não apenas num gesto conciliador para com os militantes ambientalistas, mas, principalmente em respeito a esta instituição e a todos os cidadãos. Aos que empunham legítimas bandeiras, defendem seus sonhos, fica minha admiração e respeito. Afirmo, apenas, que é preciso melhor organizar os sonhos para não desperdiçar oportunidades.

 

Autor: Professor Essio Minozzi Junior

Professor Essio Minozzi Junior

PROFESSOR ESSIO
Vereador - PDT

Gabinete
Câmara Municipal de Mairiporã
Alameda Tibiriçá, nº 340 - Vila Nova
Mairiporã/SP - CEP.: 07600-000
Contato:
Gabinete: (11) 4604-0800 - ramal 221
ESTAMOS REALIZANDO A MANUTENÇÃO DO SITE
alguns links poderão não funcionar