PROFESSOR
ESSIO

- Partido Democrático Trabalhista - NÓS TEMOS HISTÓRIA

Sustentabilidade

 

O principio da sustentabilidade requer do ser humano a capacidade de interagir com o mundo preservando o meio ambiente para não comprometer os recursos naturais das gerações futuras. A Sustentabilidade depende da capacidade de interagir questões ambientais, econômicas, energéticas e sociais.
O ser humano é a parte mais importante do meio ambiente. Por isso, em primeiro lugar é preciso respeitar o ser humano, para que este possa respeitar a natureza. Por isso, a incorporação do conceito de sustentabilidade na formação de nossas crianças passa a ocupar a principal prioridade de uma Política Educacional comprometida com a preservação dos recursos naturais. A Educação para o Desenvolvimento Sustentável deve tratar fundamentalmente de valores como o respeito. O respeito ao próximo, incluindo às gerações presentes e futuras, o respeito à diferença e à diversidade, o respeito ao meio ambiente e aos recursos naturais existentes no planeta que habitamos.

 
A Educação para o Desenvolvimento Sustentável deve tratar fundamentalmente de valores como o respeito. O respeito ao próximo, incluindo às gerações presentes e futuras, o respeito à diferença e à diversidade, o respeito ao meio ambiente e aos recursos naturais existentes no planeta que habitamos. 
 
Do ponto de vista energético e ambiental sabe-se que sem energia a economia não se desenvolve. Com o meio ambiente degradado, o ser humano abrevia o seu tempo de vida e o futuro fica insustentável.

A Sustentabilidade vem possibilitando tornar mais viáveis carreiras profissionais. Noticia-se que algumas profissões tradicionais foram repaginadas e ganharam espaço por serem capazes de aplicar a sustentabilidade ao desenvolvimento das cidades. Exemplos não faltam.  
A de urbanista requer pensar a infra-estrutura urbana como algo capaz de agregar a sustentabilidade passando a desenvolver formas de construção e ocupação do espaço urbano menos agressivas ao meio ambiente. 
A do engenheiro ambiental ganha força com a tendência mundial de elaboração de projetos verdes, as leis ambientais também impulsionam as carreiras sustentáveis. É o caso da Política Nacional de Resíduos Sólidos, promulgada em 2010, que exige estratégias municipais para o lixo. Pra isso será necessário contar com profissionais que unam o conhecimento à consciência ambiental para transformar lixo em oportunidades de emprego e renda. 
Enfim, o principio da sustentabilidade pode ser incorporado na gestão de uma cidade. Uma gestão sustentável é aquela capaz de dirigir o curso de uma cidade através de processos que valorizam e recuperam todas as formas de capital, humano, natural e financeiro.

 

 

PROFESSOR ESSIO MINOZZI JUNIOR
Pós-graduado em Gestão Educacional - UNICAMP
Pós Graduado em Gestão Publica – FUNDAP

 

Autor: Professor Essio Minozzi Junior

Professor Essio Minozzi Junior

PROFESSOR ESSIO
Vereador - PDT

Gabinete
Câmara Municipal de Mairiporã
Alameda Tibiriçá, nº 340 - Vila Nova
Mairiporã/SP - CEP.: 07600-000
Contato:
Gabinete: (11) 4604-0800 - ramal 221
ESTAMOS REALIZANDO A MANUTENÇÃO DO SITE
alguns links poderão não funcionar