PROFESSOR
ESSIO

- Partido Democrático Trabalhista - NÓS TEMOS HISTÓRIA

Mais que um gerente

 

Um bom gerente, responsável pelo planejamento e controle da execução dos trabalhos de seus subordinados busca, no dia-a-dia, solucionar problemas dentro de uma visão imediatista e simplista.

Muitos prefeitos pensam e agem como gerentes. Esquecem que estão no centro de uma disputa inerente aos jogos de poder e, ao mesmo tempo, pressionados por resultados. Por agir pontualmente deixam de utilizar todo o potencial organizacional da Prefeitura perdendo com o passar do tempo o apoio de parte dos profissionais com quem trabalha.  

O prefeito gerente trabalha muito e acredita que sabe tudo. Sem método, sem liderança política e sem reconhecer os avanços do conhecimento na área da gestão pública ataca os problemas pelos efeitos e não pelas verdadeiras causas deixando de lado problemas estruturais, os mais complexos.

Precisamos de líderes para mudar essas situações. Líderes com visão de futuro, que pense estrategicamente e identifique os verdadeiros problemas atuando em busca de resultados mesmo que seja de longo prazo.

Não é com bom senso que as metas são atingidas. A formulação de estratégias definindo e negociando metas traz o resultado. Analisar situacionalmente o problema que escolheu pra ser solucionado identificando suas causas e consequências, desatando os nós, negociando com os agentes com governabilidade sobre a decisão e levando em conta a variável tempo. Etapas básicas para solucionar um problema complexo com base no Planejamento Estratégico em órgão público.

Em Mairiporã, por exemplo, a questão fundiária está no rol de um problema complexo. As exigências da Lei de Proteção de Mananciais pelo seu rigor acrescido da falta de fiscalização e omissões por parte dos órgãos públicos possibilitaram o crescimento das ocupações irregulares. 

Consequências! Dos seus 138 assentamentos irregulares 97 estão identificados como sendo de interesse social.  O Plano Habitacional apontou no ano passado um déficit de 947 moradias. Também por isso, nos últimos 12 anos o crescimento populacional girou em torno de 3,7% ao ano [IBGE].

Efeitos!  Faltam 500 vagas em creche. Aumento da demanda por serviços públicos de Saúde e de Segurança. Demanda por moradia, por saneamento básico, por manutenção em vias públicas...

Claro que as políticas públicas são necessárias para quantificar e qualificar os serviços ofertados. Evidente que os problemas pontuais devem ser enfrentados, mas se a causa fundamental não for impactada estancando as consequências amanhã mais vagas em creche serão necessárias, mais, mais,....

O problema fundiário de Mairiporã passa pela aprovação da nova Lei de Proteção de Mananciais da Bacia do Alto Juqueri parada na Assembléia Legislativa desde 2009.

 

PROFESSOR ESSIO MINOZZI JUNIOR
Pós-graduado em Gestão Educacional - UNICAMP
Pós Graduado em Gestão Publica – FUNDAP

 

Autor: Professor Essio Minozzi Junior

Professor Essio Minozzi Junior

PROFESSOR ESSIO
Vereador - PDT

Gabinete
Câmara Municipal de Mairiporã
Alameda Tibiriçá, nº 340 - Vila Nova
Mairiporã/SP - CEP.: 07600-000
Contato:
Gabinete: (11) 4604-0800 - ramal 221
ESTAMOS REALIZANDO A MANUTENÇÃO DO SITE
alguns links poderão não funcionar