PROFESSOR
ESSIO

- Partido Democrático Trabalhista - NÓS TEMOS HISTÓRIA

Importar MÉdicos

O ministério da Saúde está propondo importar médicos para garantir esse serviço essencial em todo o país. De imediato podemos considerá-la com uma saída para aquelas localidades que sofrem com a falta desses profissionais. Porém, ao aprofundarmos no problema percebemos que tal proposta pode não atender as reais necessidades de saúde da população.

A Saúde necessita rever sua política pública a partir de seu financiamento passando pela valorização dos profissionais da saúde. Vemos as Santas Casas e hospitais filantrópicos em todo o país no vermelho. Responsabilizam os baixos valores repassados pelo SUS. Faltam médicos nas periferias dos grandes centros e pelo interior do país, notadamente, nos estados do Norte, Nordeste e Centro Oeste. Enquanto a média nacional é 1,8 médicos por mil habitantes, Maranhão tem apenas 0,58; Pará, 0,77 e Bahia, 1,09. Por outro lado, no sudeste o Rio de Janeiro tem média de 3,44, São Paulo, 2,49 e no Sul os gaúchos contam com 2,23 médicos por mil habitantes.

Por óbvio, os médicos, como todos os profissionais, buscam os melhores salários, boas condições de trabalho e vislumbram com a possibilidade de desenvolvimento profissional.

Mairiporã está diante desse problema. O governo do prefeito Dr. Marcio Pampuri vem procurando alternativas para recompor o quadro de médicos. Esbarra na oferta de baixo salário.

Há um consenso na Câmara de Vereadores que um Plano de Cargo e Salários exclusivo da Saúde pode-se criar uma condição salarial e de trabalho diferenciada para atrair mais profissionais. 

A hora é agora.

Autor: Professor Essio Minozzi Junior

Professor Essio Minozzi Junior

PROFESSOR ESSIO
Vereador - PDT

Gabinete
Câmara Municipal de Mairiporã
Alameda Tibiriçá, nº 340 - Vila Nova
Mairiporã/SP - CEP.: 07600-000
Contato:
Gabinete: (11) 4604-0800 - ramal 221
ESTAMOS REALIZANDO A MANUTENÇÃO DO SITE
alguns links poderão não funcionar