PROFESSOR
ESSIO

- Partido Democrático Trabalhista - NÓS TEMOS HISTÓRIA

Ninguém sabe mais que todos juntos !

Sempre que a ocasião possibilita o prefeito Dr. Marcio Pampuri (PV), apresenta esse argumento em seus discursos. Na prática, e esse é o meu entendimento, a ideia fundamentou a realização da  primeira Conferência da Cidade de Mairiporã, ocorrida nos dias 24 e 25 de maio. O debate foi norteado pela 5ª Conferência Nacional das Cidades com o slogan: “Quem muda a cidade somos nós: Reforma Urbana Já!”. Os conferencistas deliberaram dez prioridades locais e elegeram seis delegados para a conferência estadual, próximo passo.

Interpreto a frase do prefeito como o reconhecimento de que devemos ouvir mais as pessoas e a partir daí buscar soluções adequadas aos diversos problemas da cidade. Por isso, acredito que essa primeira conferência introduz o modelo de gestão de seu governo. Por outro lado, lembro dos ensinamentos de Carlos Matus que dizia: “Cada individuo interpreta a realidade baseado em seus próprios conhecimentos e valores”. Pelo menos foi essa a ideia que incorporei.

Penso que a democracia não se reduz à mera escolha de dirigentes, sem a participação efetiva da sociedade nos rumos do município. A democracia participativa possibilita efetivos instrumentos de controle social sobre a administração pública e o seu processo decisório se pauta no debate público entre cidadãos livres e em condições iguais de participação.

Essa participação depende muito mais do que a oportunidade da conferência da cidade. É preciso que esteja incorporada como prática do exercício da cidadania. Ocorre que, no Brasil, a cultura política democrática ainda está em construção.

Em Mairiporã, estudos demonstram que a baixa coesão social se justifica pela busca de nossa identidade enquanto município, a partir da implantação da represa nos anos 1970.  Nossos aglomerados se caracterizam pela descontinuidade do tecido urbano e desconcentração popular, muito favorecido pela topografia, pela sua estrutura viária e fundiária.

Essas podem ser as  justificativas da pequena mobilização popular e da baixa  participação quando as questões apontam soluções mais complexas e no longo prazo, como propõe a Conferencia da Cidade.

De qualquer forma precisamos todos seguir aprendendo. Nenhuma solução é melhor do que aquela construída por todos nós!

Autor: Professor Essio Minozzi Junior

Professor Essio Minozzi Junior

PROFESSOR ESSIO
Vereador - PDT

Gabinete
Câmara Municipal de Mairiporã
Alameda Tibiriçá, nº 340 - Vila Nova
Mairiporã/SP - CEP.: 07600-000
Contato:
Gabinete: (11) 4604-0800 - ramal 221
ESTAMOS REALIZANDO A MANUTENÇÃO DO SITE
alguns links poderão não funcionar