PROFESSOR
ESSIO

- Partido Democrático Trabalhista - NÓS TEMOS HISTÓRIA

Uma luz no fim do túnel

Nesses poucos meses o governo municipal, Executivo e Legislativo, vêm numa sequência de ações que podem fazer a diferença para a melhoria no atendimento à Saúde de Mairiporã. O bom senso recomenda alguma cautela, mas é inegável que as iniciativas, até o momento, indicam que o prefeito está disposto a alterar para melhorar as condições desse serviço essencial. E, para isso, conta com a aprovação integral dos vereadores.

A falta de médicos começa a ser resolvida a partir da constatação de que paga-se muito pouco para um médico. Por óbvio, todo profissional busca remuneração justa, condições adequadas de trabalho e perspectiva de evolução na carreira. Mairiporã vinha no sentido contrário, por isso hoje faltam médicos em seus quadros. Com salários muito baixos, os concursos públicos nos últimos tempos não preencheram essa lacuna. Em médio prazo o Plano de Cargos e Salário da Saúde resolve o problema.

Sem recorrer ao velho discurso conformista que “a Saúde vai mal no país inteiro”, o Executivo resolveu agir. De imediato enxugou a folha de pagamento. O Legislativo, que aprovou autorização para contratação emergencial, na última terça-feira, 11, aprovou, em primeira votação, projeto que possibilita aumentar desde já a remuneração de médicos e do restante  dos profissionais da saúde estimulando-os a disponibilizarem mais tempo para o atendimento à população nas emergências e nos ambulatórios. Veja detalhes em http://www.camaramairipora.sp.gov.br.

No ano passado foi aprovada autorização Legislativa de 25% para remanejamento orçamentário em 2013. Ela possibilitou governabilidade ao novo prefeito, que pôde adequar o orçamento às suas prioridades. Com isso, por exemplo, foram realocados na Saúde recursos do Programa de Atenção Básica [PAB], com a pretensão de adequar o espaço físico da UBS da Terra Preta para implantação de uma UPA (Unidade de Pronto Atendimento) por 24 horas. Nela pretende-se contratar 20 médicos e outros profissionais de apoio para oferecer um bom atendimento. Uma necessidade reivindicada há muito tempo pelo distrito que o governo municipal busca atender.

Autor: Professor Essio Minozzi Junior

Professor Essio Minozzi Junior

PROFESSOR ESSIO
Vereador - PDT

Gabinete
Câmara Municipal de Mairiporã
Alameda Tibiriçá, nº 340 - Vila Nova
Mairiporã/SP - CEP.: 07600-000
Contato:
Gabinete: (11) 4604-0800 - ramal 221
ESTAMOS REALIZANDO A MANUTENÇÃO DO SITE
alguns links poderão não funcionar