PROFESSOR
ESSIO

- Partido Democrático Trabalhista - NÓS TEMOS HISTÓRIA

redução da tarifa do ônibus

Nesta quinta-feira, 20, o prefeito Dr. Márcio Pampuri convocou os vereadores para anunciar a redução da tarifa de ônibus de R$ 3,15 para R$ 3. Desde a Medida Provisória que isentou do Pis e Confins as empresas de ônibus, que a Câmara de Mairiporã solicitou a redução das tarifas. A insatisfação com os serviços de transporte coletivo é antiga.

Há tempos os vereadores vêm solicitando providências da Prefeitura junto à empresa. Diversos requerimentos solicitando informações foram aprovados por unanimidade em plenário. A partir do valor das tarifas aumentadas no final de 2012, os questionamentos do Legislativo vão desde a superlotação dos ônibus, dos poucos horários oferecidos até a falta de linhas para atender diversas localidades. 

Com base nas informações recebidas, na última reunião legislativa a Câmara aprovou uma CEI - Comissão Especial de Inquérito - para investigar o cumprimento desse contrato. Por outro lado, no inicio do ano a Prefeitura abriu um processo interno para analisar essa concessão pública firmada em 2010, com validade de dez anos. Com isso passou a investigar a fundamentação dos custos que basearam as novas tarifas, a possibilidade de ampliação dos atuais horários e a implantação de novas linhas.

Na mesma reunião legislativa houve manifestação dos moradores reivindicando a redução das tarifas e a melhoria dos serviços prestados pela empresa de ônibus. Como vem ocorrendo em diversas cidades brasileiras, os interessados foram mobilizados a partir das redes sociais.  O movimento expressou toda sua insatisfação. Em contrapartida os vereadores declararam a legitimidade do movimento, a justeza das reivindicações e relataram as medidas que já vinham sendo tomadas pela Câmara. Muitas delas já estampadas em diversas edições do Jornal da Câmara e disponíveis no site.

Com o plenário lotado providenciou-se um telão externo possibilitando aos manifestantes assistirem a transmissão da reunião pela TV Câmara. Para garantir maior segurança a todos e a mobilidade no entorno do Paço Municipal, a Policia Militar e o Departamento de Transito foram acionados.  

Com isso a pauta da reunião legislativa foi cumprida e no final os lideres dos manifestantes foram convidados pelos vereadores para juntos buscarem uma solução para o atendimento das reivindicações.

Permanece o convite para esse diálogo entre manifestantes e os vereadores visando à solução dessas justas reivindicações. E quanto a ETM, agora é preciso melhorar os serviços prestados.

 

 

Autor: Professor Essio Minozzi Junior

Professor Essio Minozzi Junior

PROFESSOR ESSIO
Vereador - PDT

Gabinete
Câmara Municipal de Mairiporã
Alameda Tibiriçá, nº 340 - Vila Nova
Mairiporã/SP - CEP.: 07600-000
Contato:
Gabinete: (11) 4604-0800 - ramal 221
ESTAMOS REALIZANDO A MANUTENÇÃO DO SITE
alguns links poderão não funcionar