PROFESSOR
ESSIO

- Partido Democrático Trabalhista - NÓS TEMOS HISTÓRIA

Garantia de sucesso

O Poder Executivo de Mairiporã realizou no último dia 12, AUDIÊNCIA PÚBLICA convocada pela Imprensa Oficial do Município para discutir a formatação do Plano Plurianual (PPA). Nela foram apresentados, em detalhes, os programas estruturantes do PPA elencados para enfrentar os problemas relevantes da cidade a partir da construção coletiva com as pessoas que diretamente lidam com a gestão pública municipal.

Os secretários e técnicos da Prefeitura, durante um mês de trabalho, formataram um diagnóstico das principais questões das suas áreas de atuação, propuseram caminhos para chegar aos doze programas estruturantes e aos inúmeros programas de cada setor com as respectivas ações, metas e prazos, com o propósito de levar nossa cidade ao rumo da sustentabilidade.

Confesso estar otimista. Vejo que pela primeira vez um PPA não foi feito nos gabinetes, muito menos uma cópia e cola dos anteriores. Com o acerto na escolha da metodologia de construção coletiva, esse PPA carrega um compartilhar de responsabilidades entre os seus atores e, a meu ver, a oportunidade do protagonismo estar com a cidadania que, naturalmente, depende de sua efetiva e fundamental participação.

A Câmara de Vereadores receberá o PPA até o final deste mês. Duas Audiências Públicas obrigatoriamente ocorrerão. Daí o protagonismo do cidadão.

 Hoje, nossa realidade demonstra que Mairiporã caminha para a insustentabilidade, uma vez que não tem um vetor de desenvolvimento econômico consolidado (0,1% é a nossa participação no PIB estadual). Como se não bastasse, carecemos de uma política pública que garanta a preservação ambiental e, ainda, há um crescimento populacional altíssimo e desordenado que nos leva há uma fragilidade social.

Inevitável uma interferência do Poder Público nesse quadro, o que não significa que o PPA para os próximos quatro anos seja por si só o salvador da pátria, mas com certeza, será o ponto de inflexão para alterar essa realidade. Entretanto, essa interferência será mais promissora com a participação da sociedade.

O prefeito, Dr. Marcio Pampuri, acerta ao propor o PPA construído coletivamente. Essa iniciativa foi um passo importante no rumo da modernização da gestão pública e, por consequência, na melhoria da qualidade de vida dos que aqui habitam.

Agora, falta você. O que relativiza meu otimismo no sucesso desse plano é a baixíssima participação popular. Sem a mobilização da cidadania em sua formatação que certamente o enriqueceria e, ainda, possibilitaria um melhor acompanhamento em sua implantação ao longo dos anos.

A participação do cidadão seria a garantia de seu sucesso.

Autor: Professor Essio Minozzi Junior

Professor Essio Minozzi Junior

PROFESSOR ESSIO
Vereador - PDT

Gabinete
Câmara Municipal de Mairiporã
Alameda Tibiriçá, nº 340 - Vila Nova
Mairiporã/SP - CEP.: 07600-000
Contato:
Gabinete: (11) 4604-0800 - ramal 221
ESTAMOS REALIZANDO A MANUTENÇÃO DO SITE
alguns links poderão não funcionar