PROFESSOR
ESSIO

- Partido Democrático Trabalhista - NÓS TEMOS HISTÓRIA

Mairiporã como protagonista

Todos estão cansados de saber que o saneamento básico, água tratada e esgotamento sanitário têm baixa cobertura em toda Mairiporã. Durante os últimos 34 anos a definição de prioridades e investimentos, bem como o ônus por seu não cumprimento, esteve a cargo da Sabesp. Coadjuvante, o município sempre esteve com o pires na mão. Mendigando à Sabesp por não ter um contrato que lhe desse o respaldo para exigir.

Frente a obrigatoriedade de novo contrato e com o novo ordenamento jurídico, há uma oportunidade de corrigir tal situação.

 Nesse período Mairiporã desempenha papel estratégico à sobrevivência de boa parte da região metropolitana. Contribui com água em abundância oferecida pelo Sistema Cantareira e florestas urbanas preservadas.

Se por um lado reserva mais de 80% de sua área à proteção dos mananciais inclusa áreas de Mata Atlântica, por outro essas atribuições inviabilizaram o seu desenvolvimento econômico e social.

Somos um município pobre e insustentável apesar de contribuir através do Sistema Cantareira com os maiores PIBs do Estado de São Paulo. A capital, Guarulhos, Osasco, Barueri, São Caetano do Sul ocupam no ranking do PIB paulista, respectivamente, 1º, 2º, 4º, 6º e 15º posições, e Mairiporã, por sua vez, está na 108ª.

O sistema Cantareira contribui com 46% de toda água ofertada à região metropolitana. Em segundo lugar está Guarapiranga e Billings que, juntos, contribuem com 21%. Nada disso sensibiliza o governo estadual.

A oportunidade de corrigir rumos está oferecida. O Marco Regulatório estabelecido pela lei federal de saneamento [11.445/07], definiu a obrigatoriedade de contratos de concessão baseados no plano de saneamento elaborado autonomamente pelo município. A futura concessionária se compromete, em contrato, cumprir com os investimentos e metas do plano municipal. Daí o protagonismo do município, pois o plano deve contemplar o que não foi feito até agora.   

Inaceitável menos que água tratada e esgotamento sanitário para todos os moradores de Mairiporã.

Autor: Professor Essio Minozzi Junior

Professor Essio Minozzi Junior

PROFESSOR ESSIO
Vereador - PDT

Gabinete
Câmara Municipal de Mairiporã
Alameda Tibiriçá, nº 340 - Vila Nova
Mairiporã/SP - CEP.: 07600-000
Contato:
Gabinete: (11) 4604-0800 - ramal 221
ESTAMOS REALIZANDO A MANUTENÇÃO DO SITE
alguns links poderão não funcionar