PROFESSOR
ESSIO

- Partido Democrático Trabalhista - NÓS TEMOS HISTÓRIA

Mais uma vez a Tribuna Livre

Acredito ser de fundamental importância fortalecer os mecanismos de participação popular na definição dos rumos de Mairiporã. A Tribuna Livre pode se tornar uma ferramenta para contribuir com a melhoria de vida de nossa gente. A Câmara de Vereadores acrescentou em nossa Lei Orgânica a possibilidade do cidadão também utilizar a tribuna, o que antes se limitava a entidades e associações constituídas.

Na última sessão foi aprovada a regulamentação da Tribuna Livre no Regimento Interno da Casa de Leis. Na minha propositura o cidadão inscrito poderia utilizar a tribuna meia hora antes da reunião ordinária das terças-feiras para tratar de temas relevantes à cidade. Em plenário ficou alterada a sua utilização para as segundas-feiras, das 19 às 20 horas, acatando a emenda do vereador Marcinho da Serra. Eu, e os vereadores professor Edio e Tia Val fomos votos vencidos.

A partir da sua publicação o cidadão que desejar utilizar a Tribuna Livre deve solicitar cinco dias antes para que os vereadores membros das Comissões Permanentes do respectivo tema possam estar presentes além, é claro, dos vereadores interessados em participar da reunião.

No país, a democracia representativa está em crise, por consequência, o mandato conquistado nas urnas cada vez menos representa o eleitor. A vontade dos representados é superada pela dos representantes. Os partidos se distanciaram dos anseios da população e o cidadão pouco se motiva a participar da vida política.

A baixíssima participação da cidadania fica demonstrada neste ano através das várias conferências e audiências públicas que ocorreram, convocadas pelos poderes Executivo e Legislativo. Nelas foram definidas, por exemplo, as diretrizes da reforma urbana, da habitação, dos resíduos sólidos e do saneamento básico. Desta forma, os rumos da cidade estão sendo estabelecidos com baixa participação popular. Exceção a da Cultura.

Na pauta do segundo semestre estão os planos Plurianual para os próximos quatro anos e o de Saneamento Básico para os próximos 30 anos.

Erramos menos quando muitos participam das decisões. Os dois planos serão apreciados em audiências públicas. Venha dar sua opinião.

Autor: Professor Essio Minozzi Junior

Professor Essio Minozzi Junior

PROFESSOR ESSIO
Vereador - PDT

Gabinete
Câmara Municipal de Mairiporã
Alameda Tibiriçá, nº 340 - Vila Nova
Mairiporã/SP - CEP.: 07600-000
Contato:
Gabinete: (11) 4604-0800 - ramal 221
ESTAMOS REALIZANDO A MANUTENÇÃO DO SITE
alguns links poderão não funcionar