PROFESSOR
ESSIO

- Partido Democrático Trabalhista - NÓS TEMOS HISTÓRIA

A Imigração Japonesa em Mairiporã

Há exatos cem anos as primeiras famílias japonesas chegaram a Mairiporã. Em outubro de 1913, lideradas por Choiju Akimura, dez famílias oriundas da cidade de Kumano no Japão, compraram terras do Cel. Fagundes dando inicio aos seus trabalhos na agricultura local.

Nesse período contribuíram significativamente com o desenvolvimento da cidade.  A Cooperativa Agrícola do Juqueri, que no pós-guerra iria se transformar na Cooperativa Agrícola Sul-Brasileira, é um dos marcos dessa trajetória.

O Pensionato Japonês, que originalmente abrigava a escola japonesa na cidade, continua servindo à sociedade mairiporanense. Hoje, abriga a sede da Associação Esportiva e Cultural Doshi-Kai de Mairiporã que, no último domingo, 6 de outubro, homenageou os idosos das famílias japonesas mais antigas, marcando a comemoração desses cem anos de história. Com isso demonstram mais uma vez preservar suas tradições e cultura, que na essência valoriza o passado. Por isso homenagearam os mais velhos em respeito ao conhecimento e a experiência acumulados ao longo da vida. E, principalmente, por ser a razão do presente.

Mairiporã é uma cidade privilegiada por ter na sua história a influência desses imigrantes que trouxeram sua cultura milenar, marcada pela honestidade, disciplina, determinação e trabalho.

Com muito respeito pela trajetória da colônia japonesa em nossa cidade, fiquei emocionado ao vê-los homenagear os seus idosos e o sentimento mais forte foi o de gratidão por tudo que já fizeram e vêm fazendo por Mairiporã.

Parabéns pelos cem anos à colônia nipo-brasileira de Mairiporã.

Autor: Professor Essio Minozzi Junior

Professor Essio Minozzi Junior

PROFESSOR ESSIO
Vereador - PDT

Gabinete
Câmara Municipal de Mairiporã
Alameda Tibiriçá, nº 340 - Vila Nova
Mairiporã/SP - CEP.: 07600-000
Contato:
Gabinete: (11) 4604-0800 - ramal 221
ESTAMOS REALIZANDO A MANUTENÇÃO DO SITE
alguns links poderão não funcionar