PROFESSOR
ESSIO

- Partido Democrático Trabalhista - NÓS TEMOS HISTÓRIA

Formador da cidadania

 

Em toda comemoração ao ‘Dia do Professor’ os discursos enaltecem merecidamente a sua importância social. Sempre esperei mais das autoridades educacionais do país. Nesse momento gostaria de propostas objetivas para suprir duas prioridades: a falta de vagas nas creches e a de recuperação da qualidade da aprendizagem. Na atual conjuntura da educação nacional, são os maiores desafios a ser enfrentados.

Vagas em creche dependem da construção de novas unidades. Para isso são necessários dinheiro e vontade política para criá-las.

Agora, democratizar a qualidade do ensino é muito mais complicado. Depende do rompimento de três culturas impregnadas nos sistemas educacionais: a que nega a participação cidadã, a da centralização do poder no órgão central educacional e a escolar.

A cultura que nega a participação da comunidade na escola distancia a sua proposta pedagógica do ambiente social do aluno. Dividir com a comunidade escolar o protagonismo da formação do cidadão pode ser uma boa possibilidade para melhorar o ensino. O envolvimento da comunidade escolar na elaboração da proposta pedagógica da escola desde a sua consecução, sua implementação e até no acompanhamento dos seus resultados, pode ser a chave para melhorar a aprendizagem dos alunos. Trabalho nada simples, mas as atuais práticas não estão resolvendo.

A cultura da concentração do processo decisório no órgão central educacional coloca a escola como coadjuvante sendo que nela ocorre o fundamental da educação: o processo ensino aprendizagem do aluno. Romper com essa cultura significa recolocar a escola no centro do processo. Com a autonomia pedagógica cada escola passa a exigir dos órgãos centrais a confiança na capacidade educacional dos profissionais de sua rede. Assim sendo, eles devem proporcionar as condições adequadas para o desenvolvimento das propostas pedagógicas de cada escola.

Autor: Professor Essio Minozzi Junior

Professor Essio Minozzi Junior

PROFESSOR ESSIO
Vereador - PDT

Gabinete
Câmara Municipal de Mairiporã
Alameda Tibiriçá, nº 340 - Vila Nova
Mairiporã/SP - CEP.: 07600-000
Contato:
Gabinete: (11) 4604-0800 - ramal 221
ESTAMOS REALIZANDO A MANUTENÇÃO DO SITE
alguns links poderão não funcionar