PROFESSOR
ESSIO

- Partido Democrático Trabalhista - NÓS TEMOS HISTÓRIA

HA um caminho

Além de se garantir um direito do aluno o ensino de qualidade possibilita o desenvolvimento da nação. Por óbvio, não é a única variável, mas é fator determinante. Sabe-se, ainda, que a base de uma boa formação está na educação infantil e nos primeiros anos do ensino fundamental. As avaliações externas comprovam que o Estado Brasileiro está em falta com a qualidade na escolaridade básica. No ranking recente do Pisa - Programa Internacional de Avaliação de Estudantes o Brasil está entre os piores do mundo. Em matemática, o país ficou em 58º lugar, entre 65 países. Esse quadro desastroso dá o tom de nossa realidade educacional. Pior, não é novidade.

Por aqui, preocupado em buscar alternativas de solução aos problemas educacionais locais o Prefeito, então candidato, me convidou, juntamente com outros educadores municipais, para que elaborássemos um programa educacional.

Uma análise situacional sobre esses serviços educacionais oferecidos na rede municipal de Mairiporã foi realizada em junho de 2012. Ela apontou duas dificuldades fundamentais a serem superadas: a falta de vagas para crianças em creches e, ainda, que nem todos os alunos no final do 5º ano dominavam adequadamente a leitura, a escrita e os cálculos matemáticos básicos.

Para se garantir o acesso às vagas para crianças de 0 a 3 anos de idade são necessários novos prédios escolares, mas melhorar o aprendizado dos alunos é uma questão muito mais complexa. Ensino de boa qualidade passa obrigatoriamente por melhores condições de trabalho em cada unidade escolar, notadamente, pela valorização dos profissionais que nela atuam indicando, portanto, a necessidade da reestruturação do Plano de Cargos e Salários dos Profissionais da Educação.

Mais do que isso, um novo Plano Municipal de Educação seria necessário e  deveria ser construído a partir da participação dos educadores, membros dos conselhos do Fundeb e da Alimentação Escolar, dos conselhos escolares, das Associações de Pais e Mestres e das comunidades escolares.

Entre outras iniciativas, considerou-se importante adotar progressivamente a ampliação do tempo de permanência dos alunos nas escolas com mais Escolas de Tempo Integral. E ainda, incentivar programas como o de Educação para o Desenvolvimento Sustentável que trata fundamentalmente de valores humanos, o de Educação Ambiental, o de Saúde Bucal visando à prevenção e tratamento dentário primário na própria escola, o de formação continuada e atualização para os profissionais da rede escolar através da Oficina Pedagógica, o de Informática Educacional para a aprendizagem do aluno articulada com o projeto pedagógico da escola.

Em fim, a partir de um diagnóstico das dificuldades busca-se a superação a partir de um plano de trabalho com objetivos e metas claras implantando programas, projetos e ações a serem desenvolvidas no sentido de melhorar a qualidade do ensino oferecido pela rede municipal de Mairiporã. Um caminho, entre tantos outros, que impacta nessa realidade educacional.

Autor: Professor Essio Minozzi Junior

Professor Essio Minozzi Junior

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