PROFESSOR
ESSIO

- Partido Democrático Trabalhista - NÓS TEMOS HISTÓRIA

Desenvolvimento urbano

 

Necessário o enfrentamento das questões de mobilidade e cidadania no trânsito urbano iniciado pelo governo municipal, com a consulta pública para a formatação de um Plano de Mobilidade Urbana. Fundamental a participação da população para promover a mobilidade urbana, de forma segura, socialmente inclusiva e com equidade no uso do espaço público. Sem dúvida essa é uma contribuição para a construção de cidades sustentáveis.

Mais adiantado, em fase de assinatura de contrato, o Plano de Saneamento, base da nova concessão com a Sabesp, coloca a cidade dentro do marco legal do saneamento ambiental. As ações de ampliação de habitações locais também estão sendo encaminhadas pelo governo. E, ainda, em estudo a Planta Genérica de Valores da cidade.

Ao acrescentar essas iniciativas à cidade, demonstra-se um esboço de enfrentamento à crise urbana que vivemos. Imprescindível a formatação de uma política de desenvolvimento urbano que oriente e coordene esforços, planos, ações e investimentos buscando a necessária e efetiva participação dos governos federal e estadual. Um caminho para que a cidade possa se desenvolver de forma sustentável, sob a perspectiva sistêmica, equilibrando as dimensões ambiental, econômica e social, objetivando a equidade social.

Mairiporã tem um orçamento insuficiente para o atendimento das atuais demandas. Sua participação no PIB estadual foi em 2011, por exemplo, 0,095%. Temos mais de 87% da população residindo nas áreas urbanas do município. Boa parte trabalha fora da cidade, que precisa gerar recursos financeiros para implementar projetos nas áreas de preservação ambiental e social.

São mais de 80% em área de proteção de mananciais, com parte do território ocupado por Parques Estaduais a serem preservados, o que diminui a autonomia e impõe  limitações no desenvolvimento econômico. Pior, essa área, sem a devida fiscalização, fica vulnerável a ocupações irregulares do solo e possibilitam a degradação do meio ambiente.

Preocupante o acelerado crescimento populacional. O IBGE projetou para 2013 que chegaremos a 88.883 habitantes. Maior em  9,79% que em 2010, quando tínhamos 80.956 moradores. Como no resto do país, a sua frota de veículos vem aumentando, e já passa de 43 mil unidades.

Crescem, evidentemente, as demandas para melhorias em segurança, atendimento à saúde, qualidade do ensino, mais vagas em creches, maior disponibilidade de transporte público, mais moradias e, ainda, novas obras em infra-estrutura urbana.

Não são poucos os desafios, entretanto, se essas primeiras iniciativas criarem forma, poderá impactar positivamente na vida dos moradores da cidade.

Autor: Professor Essio Minozzi Junior

Professor Essio Minozzi Junior

PROFESSOR ESSIO
Vereador - PDT

Gabinete
Câmara Municipal de Mairiporã
Alameda Tibiriçá, nº 340 - Vila Nova
Mairiporã/SP - CEP.: 07600-000
Contato:
Gabinete: (11) 4604-0800 - ramal 221
ESTAMOS REALIZANDO A MANUTENÇÃO DO SITE
alguns links poderão não funcionar