PROFESSOR
ESSIO

- Partido Democrático Trabalhista - NÓS TEMOS HISTÓRIA

Arroz Doce da história

Há 50 anos, no dia 19 de março, 200 mil pessoas participaram da ‘Marcha da Família com Deus pela Liberdade’, em São Paulo. Sob o argumento de "ameaça comunista", eles pediam a deposição do presidente João Goulart. O golpe militar se deu no dia 31 daquele mês. As famílias brasileiras continuaram todas com Deus, mas a liberdade democrática somente foi reconquistada 24 anos depois com a Constituição Cidadã de 1988.

A liberdade de imprensa, por exemplo, durante a ditadura, não existia. Muitas e muitas vezes jornalistas publicavam receitas culinárias ocupando as páginas dos jornais, pois a censura e a perseguição política matavam. Caso de Vlado Herzog, jornalista e dramaturgo conhecido por Vladimir, torturado até a morte nas instalações do DOI-CODI, quartel-general do II Exército em São Paulo, em outubro de 1975.

Presto homenagem àqueles que resistiram e lutaram por liberdade e, certamente, desejam preservá-la com essa receita popular de arroz doce.

Ingredientes: ½ kg de arroz, 1 litro de água, 1 xícara (chá) de açúcar, 2 cravos-da-índia,1 pedaço de canela em pau,½ litro de leite,1 xícara (chá) de açúcar e ½ lata de leite condensado.

Preparo: Em uma panela coloque o arroz, água, açúcar, cravos-da-índia e pedaço de canela em pau e leve ao fogo médio até ferver. Mantenha fervura e deixe o arroz cozinhar aproximadamente por 15 minutos. Adicione ½ litro de leite e 1 xícara [chá] de açúcar, misture e deixe ferver. Apague o fogo e deixe esfriar. Acrescente ½ lata de leite condensado, misture e sirva em seguida polvilhado com canela em pó.

Historiadores entendem que aquele protesto serviu para dar verniz de legitimidade ao golpe militar, mas estava longe de expressar o sentimento da maioria. Nas redes sociais, repete-se agora  a convocação daquela edição da marcha, prevista para amanhã [22].

Resta a mensagem de René Dreifuss: “Aos que, não estudando o seu passado, estão fadados a repetir os mesmos erros”, mencionada no livro: 1964, A Conquista do Estado – Ação Política, Poder e Golpe de Classe. [1987, Ed. Vozes]

Que as famílias brasileiras continuem com Deus e com a liberdade inerente num Estado Democrático de Direito.

Autor: Professor Essio Minozzi Junior

Professor Essio Minozzi Junior

PROFESSOR ESSIO
Vereador - PDT

Gabinete
Câmara Municipal de Mairiporã
Alameda Tibiriçá, nº 340 - Vila Nova
Mairiporã/SP - CEP.: 07600-000
Contato:
Gabinete: (11) 4604-0800 - ramal 221
ESTAMOS REALIZANDO A MANUTENÇÃO DO SITE
alguns links poderão não funcionar