PROFESSOR
ESSIO

- Partido Democrático Trabalhista - NÓS TEMOS HISTÓRIA

Um rumo

 

Não é novidade que a nossa cidade carece de melhor estrutura urbana. Que o crescimento populacional desordenado traz várias consequências econômicas e sociais que impactam na qualidade de vida dos moradores. Que as limitações impostas pelas normas de proteção dos mananciais em mais de 80% do nosso território dificultam a fiscalização e as ocupações desordenadas vêm crescendo e, pior, de forma acelerada.

Os problemas sociais crescem cada vez mais, enquanto, inversamente, a capacidade financeira e técnica de que o governo dispõe decrescem a cada ano. Como em muitas cidades há aumento da violência urbana, o trânsito intenso torna-se quase insuportável. A demanda por qualidade dos serviços de Saúde aumenta na mesma proporção do crescimento populacional. Como cresce a demanda pelas vagas em creche e por melhor qualidade na Educação. No mesmo sentido estão às reclamações dos serviços de transporte público que não atende adequadamente as novas necessidades locais.

Essa realidade está consolidada e precisa ser alterada. Sempre bom lembrar que não é por acaso que nela chegamos, mas não se trata de ‘olhar pelo retrovisor’ e personalizar culpados. Isso não resolve nada. Trata-se, com certeza, de decidir, enfrentar tais problemas modernizando a gestão, criando condições para ‘máquina’ administrativa, atuar com eficiência e eficácia e escolher políticas públicas adequadas que venham mitigá-los ou solucioná-los.

O planejamento é um instrumento imprescindível para um governo de resultados. Sem substituir os processos decisórios que são necessariamente políticos, o planejamento deve levar em conta as prioridades da cidade. Explico melhor: o planejamento não substitui o processo decisório de um governo e nem reduz o seu caráter estratégico, mas torna-se fundamental para atingir com eficiência o que foi decidido resolver. Articulando recursos busca-se intervir na realidade e atender as demandas locais.

Por isso, focar na solução dos problemas escolhidos usando o planejamento como estratégia e com políticas públicas utilizando os recursos financeiros e humanos da melhor forma possível como ação de governo, pode dar o rumo para a alteração dessa realidade.

 

Autor: Professor Essio Minozzi Junior

Professor Essio Minozzi Junior

PROFESSOR ESSIO
Vereador - PDT

Gabinete
Câmara Municipal de Mairiporã
Alameda Tibiriçá, nº 340 - Vila Nova
Mairiporã/SP - CEP.: 07600-000
Contato:
Gabinete: (11) 4604-0800 - ramal 221
ESTAMOS REALIZANDO A MANUTENÇÃO DO SITE
alguns links poderão não funcionar