PROFESSOR
ESSIO

- Partido Democrático Trabalhista - NÓS TEMOS HISTÓRIA

Aprovada a coleta seletiva de resíduos sólidos

O Município de Mairiporã, em virtude da sua grandeza territorial e seu alto crescimento populacional, encontra no descarte dos resíduos sólidos um sério problema a ser combatido, que necessita de medidas eficientes para a sua resolução. A cidade gera quantidade significativa de lixo, em especial, a grande quantidade dos resíduos domiciliares coletado diariamente.

O descarte correto dos resíduos sólidos é fundamental para o processo da reciclagem e, notadamente, evita uma série de prejuízos ao meio ambiente e à população, como a poluição visual, do solo, do ar e do lençol freático, além de danos à saúde humana. Em algumas áreas da cidade o descarte inadequado é a principal causa de alagamentos.

Esse assunto requer uma especial atenção do Poder Público. Nesse sentido, propus um projeto de lei que institui a coleta seletiva em toda a cidade através do Programa Lixo Zero, aprovado pelos vereadores na última terça-feira [10]. O projeto tem como finalidade minimizar o despejo de lixo reciclável no meio ambiente, destinando-o para políticas e ações públicas que promovam a sua reutilização sustentável e energia renovável.

Os vereadores entenderam que essa lei visa criar meios eficientes para que os resíduos sólidos sejam corretamente reaproveitados e reutilizados, evitando os males que a ausência de tais medidas pôde causar aos moradores de Mairiporã.

A Secretaria de Meio Ambiente, responsável pelo programa, deverá reduzir a quantidade de resíduos sólidos a serem enviados para a área de disposição final. Outro objetivo importante do programa é o de disseminar, por meio da educação ambiental, os conceitos de redução, reutilização e reciclagem do lixo.

Para o efetivo cumprimento do Programa Lixo Zero, a secretaria deverá ter metas definidas a serem cumpridas, bem como objetivos a curto, médio e longo prazo, a serem definidos na regulamentação desta lei no prazo de sessenta dias.

A lei aprovada aguarda a sanção do prefeito para ser colocada em prática.

Autor: Professor Essio Minozzi Junior

Professor Essio Minozzi Junior

PROFESSOR ESSIO
Vereador - PDT

Gabinete
Câmara Municipal de Mairiporã
Alameda Tibiriçá, nº 340 - Vila Nova
Mairiporã/SP - CEP.: 07600-000
Contato:
Gabinete: (11) 4604-0800 - ramal 221
ESTAMOS REALIZANDO A MANUTENÇÃO DO SITE
alguns links poderão não funcionar