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ESSIO

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Condição de trabalho indica saúde vocal das professoras

 

Na sessão de terça-feira foi aprovada por unanimidade a lei de minha autoria que cria o Programa de Saúde Vocal para professoras da rede municipal de ensino de Mairiporã. Ela propõe a implantação, pelas Secretarias de Educação e Saúde, de programa de prevenção de distúrbios vocais e disfonia para profissionais da educação das escolas públicas municipais.

As pesquisadoras Vera L. R. Fuess [Universidade Mogi das Cruzes] e Maria Cecília Lorenz [USP] no artigo ‘Disfonia em professores do ensino municipal: prevalência e fatores de risco’ indicam que a prevalência deste sintoma em professores de pré-escola e da escola primária chega a 80,7%. Elas observaram a relação direta entre a frequência de disfonia e a carga horária semanal e o número de alunos por classe, além de associação significativa com presença de sintomas de rinite alérgica e refluxo gastresofágico. O diagnóstico laringoscópio incluiu, ao lado de lesões características de esforço vocal, alterações congênitas e outras etiologias. Concluem, portanto, que as medidas preventivas devem contemplar a redução da carga horária e do número de alunos por classe, bem como o tratamento de afecções concomitantes.

Cientificamente comprovado que existem relações entre a saúde vocal, os distúrbios da voz (disfonias) e as condições de trabalho. Uma disfonia representa qualquer dificuldade na emissão vocal que impeça a produção natural da voz. Essa dificuldade pode se manifestar por meio de uma série de alterações: esforço à emissão da voz, dificuldade em manter a voz, cansaço ao falar, variações na frequência habitual, rouquidão, falta de volume e projeção, perda da eficiência vocal, pouca resistência ao falar.

O indivíduo que padece de um distúrbio vocal sofre limitações de ordens física, emocional e profissional. Nestas situações, a voz produzida não é harmônica, é obtida com esforço e sem a possibilidade de variações de seus atributos, vulgarmente referido como rouquidão.

Autor: Professor Essio Minozzi Junior

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