PROFESSOR
ESSIO

- Partido Democrático Trabalhista - NÓS TEMOS HISTÓRIA

Buraco na esquina

Surge o movimento Mapa do Buraco liderado por jovens brasileiros egressos da Universidade de Harvard - USA inconformados com a discrepância entre desenvolvimento econômico e o educacional do Brasil. Sexta posição no ranking dos PIBs mundiais versus últimas posições nos educacionais.

O movimento gerou um documento reforçando alguns diagnósticos sobre a educação brasileira, atores envolvidos e desafios. Ficou completo ao apresentar sugestões de iniciativas promissoras para impactar no baixo desempenho de nossa educação. Nele propõe um ‘pacto’ pela educação e conclui com a esperança para cada uma de nossas crianças e jovens colocando-as no caminho do conhecimento. Leia na integra em http://veja.abril.com.br/educacao/mapa-buraco.shtml

A convergência do teor desse documento vem de encontro com as necessidades da educação da nossa cidade. As pessoas estão nos municípios, por obvio. Então os desafios educacionais elencados são nossos desafios. Resta optar por enfrentá-los.

Após a quase universalização do acesso ao ensino básico entra em cena novo desafio: combater a baixa qualidade da educação oferecida.

“As crianças estão na escola, mas não estão aprendendo: um verdadeiro buraco, não só na qualidade do ensino, como no futuro do país. As dificuldades do desafio educacional não podem servir como costuma acontecer no Brasil, como ‘licença política’ para não fazer nada. É preciso superar a visão lenta e injusta de que a educação é apenas ‘política de longo prazo’. Lenta, porque delega para o futuro desafios que precisam ser resolvidos desde já. Injusta, porque sacrifica grande parte das crianças e jovens do presente, condenados a pagar o preço exorbitante do fracasso educacional. Não é justo com a geração de hoje ter seus sonhos e oportunidades sacrificados em prol de um cenário utopicamente melhor para gerações futuras.”

Licença política para não fazer nada? Ao meu alcance chamar atenção para o ideário do movimento Mapa do Buraco através desse espaço. Outra seria ampliar o debate local sobre esses novos desafios. O movimento anuncia a iniciativa do “Observatório do PNE 2014-2024” que se propõe acompanhar o cumprimento de suas metas. Uma motivação para criar o nosso “Observatório do PNE” com papel essencial no monitoramento do plano local nos próximos dez anos. Para isso, necessário envolver educadores e a sociedade civil local interessada. A proposta está feita desde já.

Como estratégia o movimento tem a expectativa “neste ano eleitoral de 2014, o Brasil tem a oportunidade de celebrar um ‘pacto’ pela educação. A melhor maneira de afirmar este compromisso é resgatar, do fundo do poço nacional, aquelas crianças e jovens hoje mais marginalizados. Se conseguirmos começar por aí, o fruto de nosso sucesso sinalizará, de forma clara e cortante para todo o Brasil, a decisão de que na nossa república, nesta primeira parte do século 21, o melhor futuro para qualquer cidadão deve vir pelo conhecimento — e não pelo crime, pelo favor ou dependência, pela herança ou por um milagre do destino.”

Autor: Professor Essio Minozzi Junior

Professor Essio Minozzi Junior

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