PROFESSOR
ESSIO

- Partido Democrático Trabalhista - NÓS TEMOS HISTÓRIA

Aprender: direito da criança, obrigação do governante

Como as crianças de hoje podem ser alfabetizas? 

Hoje temos no Brasil vários exemplos de municípios com sucesso na educação, todos seus alunos são alfabetizados na idade certa. Detalhe: o sucesso não se dá em municípios ricos, mas naqueles que educação se torna prioridade além dos discursos políticos. Onde há pressão da comunidade escolar para que a educação tenha maior qualidade e seja mais justa.

Não há receita pronta para o sucesso, mas esses municípios têm em comum três fatores: governante priorizando efetivamente a qualidade do ensino com programas focados para a alfabetização de todos, professores comprometidos, motivados e satisfeitos com as condições de trabalho e, fator determinante, comunidade escolar participante do processo educacional, cobrando resultados. Estão nas escolas juntos com os educadores ajudando na tomada das decisões relevantes sobre a aprendizagem das crianças.

Em Sobral (CE), as elevadas taxas de alfabetização não foram fruto apenas de um fortalecimento de gestão escolar e valorização do magistério, mas também de uma ação pedagógica muito interessante, com intuito de cuidar verdadeiramente dos alunos.

Sistemas de colaboração de Pedra Branca, no sertão Cearense, os professores que conseguem explicar melhor certos conteúdos são selecionados para compartilhar suas técnicas com seus colegas. O reforço escolar “customizado” (oferecido por aluno e não por disciplina) e acompanhamento especial também para alunos com altos rendimentos (por exemplo, orientação e treinamento para olimpíadas de conhecimento e encaminhamento para cursos em instituições parceiras) são outras técnicas que têm mostrado bons resultados.

O fazer da escola um ambiente agradável e propício ao aprendizado, como por exemplo, as Escolas do Amanhã (RJ) as quais atendem áreas vulneráveis da cidade com o objetivo de reduzir a evasão escolar e melhorar a aprendizagem dos alunos como um todo parece fácil, mas a determinação dos atores envolvidos comprometidos com a aprendizagem faz a diferença.

Mencionei, por ser verdade, que a rede municipal alfabetizava todos os alunos até o 3º ano a alguns anos atrás. Sei que tanto naquela época como hoje as professoras sempre fizeram o melhor. A diferença que no final dos anos 1990 as professoras tinham os melhores salários da região, elas e a escola tinham autonomia pedagógica, a secretaria da Educação enxuta trabalhava focada, pensado na qualidade do ensino. Naquela época também havia famílias com muita dificuldade de educar seus filhos, mas a escola cumpria com seu papel de ensinar.

Inegável que os tempos são outros, mas o direito da criança de aprender e a obrigação do governo ensinar permanecem.

Sei que falar é fácil, sei que o mundo está em constante mudança, mas continuo acreditando, exemplos não faltam que somos nós que temos que "pegar o touro pelo chifre". Governante, educadores, comunidade escolar trabalhando em defesa do futuro de nossas crianças.

Autor: Professor Essio Minozzi Junior

Professor Essio Minozzi Junior

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