PROFESSOR
ESSIO

- Partido Democrático Trabalhista - NÓS TEMOS HISTÓRIA

Ideb indica desempenho do ensino básico de Mairiporã

 

O índice de desenvolvimento da educação básica (Ideb) de 2013 mostra ausência de progresso na aprendizagem nos anos iniciais (primeiro ao quinto ano) do ensino fundamental ofertado pela rede municipal de Mairiporã. Os dados apresentados pelo Ministério da Educação indicam que a rede não atingiu a meta prevista de 5,8 diante do desempenho com nota 5,3. E, ainda, evidencia retrocesso de 0,2 pontos em relação à nota de 2011 (5,5) que, por sua vez, também não alcançou a previsão de 5,6 já daquele ano. Portanto, a partir desses números demonstra-se que algum tempo há baixa qualidade nos anos iniciais do ensino fundamental em nossa cidade.

Entretanto, é importante destacar desempenhos positivos das escolas municipais dentro dos critérios do índice. Há quatro escolas municipais, das dezesseis avaliadas (25%), que superaram a média municipal de 5,3 pontos. São elas: Márcia Monteiro (6,6), Mufarrege Salomão Chamma (6,6), Armando Pavanelli (5,7) e Guido Pisaneschi (5,4). Dessas a Márcia Monteiro e a Armando Pavanelli superaram suas próprias metas, respectivamente 6,1 e 5,6. As escolas Edmeia Ignez Chamma (5,2) e Marilha Oliveira Pinto (4,3) atingiram suas metas, mas ainda estão abaixo da nota 5,3 da rede municipal e distante da meta prevista de 5,8. Em 2015 a meta estabelecida pelo IDEB para a rede municipal é de 6,1.

Nos anos finais do fundamental (sexto ao nono ano) 50% das escolas da rede estadual, responsáveis pela oferta em Mairiporã, obtiveram notas atingindo suas metas. São elas Nide Zaim (5,5), Ozilde Passarella (4,7), Odarico Nascimento (4,6), Carlos Fleury (4,6), Pedro Galrão e Maria Zeza (4,3) e Arthur Weingrill (3,9).

No geral a rede estadual paulista retrocedeu na qualidade do ensino, pois, também, não atingiu a meta prevista de 4,6 nos anos finais do fundamental com nota 4,4. Tal queda na qualidade de ensino não ocorreu nos últimos três IDEBs quando na ocasião a rede atingiu as metas estabelecidas.

No ensino médio, também de responsabilidade do governo do estado, os dados disponíveis indicam que a rede paulista também retrocedeu sua nota em relação a 2011 (3,9). Com nota 3,7 em 2013 deixou de atingir a meta estabelecida. Não há dados disponíveis no momento no portal do MEC sobre o desempenho das escolas estaduais de Mairiporã referente ao ensino médio.

O IDEB é o principal indicador da qualidade do ensino do país e a partir dele é possível monitorar o desempenho dos gestores educacionais municipais e estaduais, responsáveis pela aplicação dos recursos orçamentários mínimos na educação e, por consequência, a garantia da qualidade dos ensinos fundamental e médio.

Autor: Professor Essio Minozzi Junior

Professor Essio Minozzi Junior

PROFESSOR ESSIO
Vereador - PDT

Gabinete
Câmara Municipal de Mairiporã
Alameda Tibiriçá, nº 340 - Vila Nova
Mairiporã/SP - CEP.: 07600-000
Contato:
Gabinete: (11) 4604-0800 - ramal 221
ESTAMOS REALIZANDO A MANUTENÇÃO DO SITE
alguns links poderão não funcionar