PROFESSOR
ESSIO

- Partido Democrático Trabalhista - NÓS TEMOS HISTÓRIA

Mais um ‘Dia do Professor’

O alicerce da boa qualidade do ensino começa pelo respeito e valorização do trabalho do professor. Por obvio, esse profissional que faz a intermediação do conhecimento sistematizado com seus alunos no cotidiano em sala de aula. A valorização demonstra-se o remunerando adequadamente, com plano de carreira e respeito a sua evolução profissional. Por lógico, garante-se motivação aos bons professores. Por consequência, melhores resultados nos indicadores da qualidade do ensino como vem ocorrendo em cidades da região.

Em Atibaia um professor tem remuneração 55,6% maior que os de Mairiporã. Lá o plano de carreira e a sua evolução estão valendo. Fica evidente a boa qualidade de ensino em suas escolas: a meta de 2019 foi obtida já no ano de 2013, destacando a eficácia de sua política educacional parceira da valorização do professor.

Bragança Paulista remunera seus professores 27,5% a mais que os daqui. Seus indicadores apontam melhoria na qualidade do ensino desde 2009 demonstrando a eficiência de sua política educacional.

Por aqui após o desempenho de 2009 os indicadores seguintes apontam insuficiência na qualidade de ensino. Em 2013 ficou abaixo da meta de 2011 que também foi baixa. Lamentavelmente há alguns anos nem todos os alunos saem após 5 anos no ensino fundamental dominando adequadamente a leitura, escrita e as quatro operações matemática. Uma atrofia para toda vida.

Há a necessidade urgente de implantar uma política educacional que invista na valorização dos professores focada na aprendizagem do aluno, sendo fundamental a mudança do modelo da gestão educacional municipal por uma gestão gerencial que se concentra também nos resultados, comprometida com a boa qualidade do ensino.

Indigno falar em eficiência na gestão educacional e muito menos em eficácia, nesse momento. Sendo eficiente quando a política pública que envolve a utilização dos recursos públicos alcança seu objetivo e eficaz quando o supera.

Enfim, mais um Dia do Professor. Nessa época exalam-se as homenagens e os elogios de praxe, porém, na maioria das vezes, descolados do compromisso efetivo com a valorização do professor e com a boa qualidade do ensino.

Autor: Professor Essio Minozzi Junior

Professor Essio Minozzi Junior

PROFESSOR ESSIO
Vereador - PDT

Gabinete
Câmara Municipal de Mairiporã
Alameda Tibiriçá, nº 340 - Vila Nova
Mairiporã/SP - CEP.: 07600-000
Contato:
Gabinete: (11) 4604-0800 - ramal 221
ESTAMOS REALIZANDO A MANUTENÇÃO DO SITE
alguns links poderão não funcionar