PROFESSOR
ESSIO

- Partido Democrático Trabalhista - NÓS TEMOS HISTÓRIA

Ensino Integral, fazendo a conta

A rede estadual paulista, no próximo ano letivo, vai levar um modelo de ensino integral inédito para atender crianças do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. Gratificação de 75% aos professores, 40% de novas vagas docentes, 5 mil alunos atendidos. Número dessa conta! Escola de período integral com alunos e professores o tempo todo vivenciando o processo ensino aprendizagem do conhecimento.

Além das aulas que fazem parte da base nacional comum, serão introduzidas disciplinas como Linguagens Artísticas, Práticas Laboratoriais, Cultura do Movimento e Língua Estrangeira Moderna (inglês) nos anos iniciais do ensino fundamental. A jornada diária dos alunos será de oito horas e meia e os professores cumprirão o regime de dedicação exclusiva e terão direito à gratificação de até 75%. A previsão é que o número de educadores em cada unidade aumente 40% em relação a uma escola regular. Quanto aos alunos projeta-se o atendimento de 5 mil já no próximo ano.

Para atender a faixa etária entre 6 e 11 anos, os espaços físicos das escolas também serão remodelados. O objetivo é que refeitório, brinquedoteca e parque sejam também ambientes de conhecimento. Outro ponto de destaque é a participação efetiva dos pais nas decisões da escola em encontros semanais.

A nova proposta pedagógica, elaborada pela Coordenadoria da Gestão da Educação Básica (CGEB) do governo do estado de São Paulo, tem como principal meta o aprendizado focado no estímulo e controle emocional.

Essa iniciativa se propõe levar os alunos da rede estadual a aprender a ler e escrever adequadamente, dominar as operações matemáticas até o 3º ano e com os conhecimentos básicos compatível com a idade no final do 5º ano. Com isso a escola cumpre com sua missão essencial de possibilitar que o aluno tenha domínio dos próprios instrumentos do conhecimento a fim de compreender melhor o ambiente sob os seus diversos aspectos, a ser autônomo na capacidade de discernir, a ter sentido crítico e curiosidade intelectual.

Autor: Professor Essio Minozzi Junior

Professor Essio Minozzi Junior

PROFESSOR ESSIO
Vereador - PDT

Gabinete
Câmara Municipal de Mairiporã
Alameda Tibiriçá, nº 340 - Vila Nova
Mairiporã/SP - CEP.: 07600-000
Contato:
Gabinete: (11) 4604-0800 - ramal 221
ESTAMOS REALIZANDO A MANUTENÇÃO DO SITE
alguns links poderão não funcionar