PROFESSOR
ESSIO

- Partido Democrático Trabalhista - NÓS TEMOS HISTÓRIA

Alfabetizar jovens e adultos

Contextualizar a alfabetização de jovens e adultos se justifica diante do baixo desempenho de Mairiporã. O plano nacional estabeleceu como meta elevar a taxa de alfabetização da população com 15 anos, erradicar o analfabetismo absoluto e reduzir em 50% a taxa de analfabetismo funcional.

A taxa de alfabetização local nessa faixa etária está abaixo a do estado de São Paulo, 95% e 96,3% respectivamente, indica o IBGE/2010. Para erradicar o analfabetismo é necessário aumentar as vagas revertendo a tendência municipal desses últimos anos.  Em 2014 a rede municipal tinha matriculado apenas 81 alunos. Doze anos atrás, em 2002, eram 585 alunos. Esse decréscimo de atendimento está na contra mão do crescimento populacional do município no período. Segundo o IBGE a população vem aumentando 3,5 % ao ano, em média. Aumenta a população e diminui vagas para jovens e adultos. Pior, havia 20% jovens e adultos analfabetos funcionais, em 2010. Foi pra escola, mas saiu dela não letrado. Investir na qualidade do ensino em todo o ensino fundamental, outra prioridade. Com a vaga é necessário ensinar ler e escrever impossibilitando o analfabetismo funcional. Qualidade mínima.

Além do crescimento pessoal desses jovens e adultos há melhoria da qualidade de vida, pois maior escolaridade possibilita melhores empregos e suas conseqüências apontam estudos de especialistas no assunto.

Para atingir esse objetivo será preciso reverter a atual realidade ofertando vagas para que jovens e adultos possam ser alfabetizados. O gráfico com dados de matriculas do Censo Escolar MEC demonstra ano a ano o seu decréscimo. Implantado na rede municipal em 1999 com 231 alunos, chega a 585 jovens matriculados em 2002 e no último ano apenas 81 alunos.

 

 

Autor: Professor Essio Minozzi Junior

Professor Essio Minozzi Junior

PROFESSOR ESSIO
Vereador - PDT

Gabinete
Câmara Municipal de Mairiporã
Alameda Tibiriçá, nº 340 - Vila Nova
Mairiporã/SP - CEP.: 07600-000
Contato:
Gabinete: (11) 4604-0800 - ramal 221
ESTAMOS REALIZANDO A MANUTENÇÃO DO SITE
alguns links poderão não funcionar