PROFESSOR
ESSIO

- Partido Democrático Trabalhista - NÓS TEMOS HISTÓRIA

Vagas em creche: fazendo as contas

O teto de atendimento de crianças em creches se deu no ano de 2012 quando 848 matrículas foram realizadas, conforme informa o Censo Escolar do MEC daquele ano. Desde então o Censo Escolar do MEC registrou quantidades menores: 773 atendimentos em 2013 e 828 atendimentos em 2014. Vinte atendimentos abaixo do teto.

Esse governo vem fechando escolas, mas nenhuma delas atendiam crianças até 3 anos. Pelo contrario inaugurou em maio a creche do Jd. Pereira que conforme anunciou o governo municipal acrescentaria mais 100 vagas para crianças até 3 anos de idade. Desta forma o potencial de atendimento em creche cresceria para 948 vagas.

Sabe-se, desde muito tempo, oferta de vagas em creche não atende todas as crianças. Fica demonstrado pelas inscrições no Cadastro de Espera de Creche da prefeitura. Também, pela necessidade de transparência desse atendimento normatizado por lei na qual a prefeitura fica obrigada a dar publicidade da lista de espera na Imprensa Oficial, no site da prefeitura e nos murais das creches municipais desses atendimentos.

Em 11 de junho último o site da prefeitura informava haver 944 inscrições à espera de vagas.http://mairipora.sp.gov.br/wp-content/uploads/2014/06/Vagas1.pdf

Estranhamente na última Audiência Pública realizada na Câmara Municipal de Mairiporã  o relatório da Secretaria da Educação indicou na 'quantidade de alunos matriculados nas creches municipais' atendimento de apenas 741 crianças até abril.

Nada justifica cair para apenas 741 crianças atendidas quando a rede de creches chegou a atender 848 matrículas. Se realmente foram apenas 741 atendimentos em abril e se a creche no Jd. Pereira realmente atender 100 crianças a possibilidade máxima são de apenas 841 matriculas. Sendo o potencial da rede de 948 atendimentos ficarão sem atendimento 107 crianças. Equivalente ao fechamento de uma unidade de creche pelo governo. Inaceitável!

Não há desculpas para essa situação, mas essa redução necessita de explicações do governante. Crianças esperando por essa oportunidade não faltam. No cadastro de espera por vagas em creches há 944 crianças aguardando.

Cobrei tais explicações na última sessão legislativa.

Solicitei informações a esse respeito e, também, cobrei transparência no atendimento das vagas já que não há publicações da lista de espera na Imprensa Oficial. Cobrei, ainda, se a nova creche está atendendo as 100 crianças anunciadas pelo governo.

 

Autor: Professor Essio Minozzi Junior

Professor Essio Minozzi Junior

PROFESSOR ESSIO
Vereador - PDT

Gabinete
Câmara Municipal de Mairiporã
Alameda Tibiriçá, nº 340 - Vila Nova
Mairiporã/SP - CEP.: 07600-000
Contato:
Gabinete: (11) 4604-0800 - ramal 221
ESTAMOS REALIZANDO A MANUTENÇÃO DO SITE
alguns links poderão não funcionar