PROFESSOR
ESSIO

- Partido Democrático Trabalhista - NÓS TEMOS HISTÓRIA

Lombofaixa requer cuidados

O governo escolheu instalar lombofaixa nas avenidas Tabelião Passarella e Leonor de Oliveira em substituição as tradicionais lombadas e faixas de pedestres. Visa dar mais agilidade ao trafego de veículos a fim de diminuir o congestionamento e, ao mesmo tempo, preservar a travessia de pedestre.
 
Antes os veículos eram obrigados a parar na lombada e novamente na faixa quando havia pedestre para atravessar. Agora apenas uma única vez e, ainda, quando há pedestre. Teoricamente diminui as paradas dos veículos e o pedestre pode fazer a travessia com segurança.

Na prática a lombofaixa ainda não vem cumprindo com esses objetivos. Para funcionar corretamente algumas providências são necessárias. Melhorar a sinalização viária, fiscalizar melhor e os condutores dos veículos e os pedestres necessitam de orientações.
 
Os condutores para cumprimento das sinalizações que em alguns lugares ficam escondidas por arvores. Ainda há lombada sem sinalização alguma e faixa de pedestres com a sinalização horizontal desgastada e sem placa indicativa. Em todo o trajeto não há sinalização horizontal indicando ao condutor a travessia de pedestre necessária para evitar acidentes na lombofaixa como já vem ocorrendo.
 
Os pedestres continuam utilizando normalmente os locais das antigas faixas, mesmo apagadas. Antes os pedestres atravessavam nas faixas com a retaguarda de uma lombada que a antecedia. Agora não há a lombadas nem a faixa. O risco de acidentes aumenta.
Os condutores já habituados têm parado para o pedestre nos locais das antigas faixas, mas nem sempre isso ocorre aumentando a possibilidade de atropelamento nesses locais.
 
 
O governo precisa estar atendo a essas conseqüências e agir rapidamente para proteger vidas humanas. Inevitável sugerir a melhoria da sinalização horizontal na proximidade das travessias de pedestres com efetiva fiscalização pelos agentes municipais de transito e uma campanha focada no pedestre orientando a travessia nas lombofaixas  instaladas.
 
O recurso arrecadado com multas no transito pode ser investido nessa campanha já que para lombadas, sinalização vertical e horizontal ele já está sendo gasto.
Solicitei tais providências ao governo durante a 24ª sessão legislativa drealizada no dia 11 de agosto.

Autor: Professor Essio Minozzi Junior

Professor Essio Minozzi Junior

PROFESSOR ESSIO
Vereador - PDT

Gabinete
Câmara Municipal de Mairiporã
Alameda Tibiriçá, nº 340 - Vila Nova
Mairiporã/SP - CEP.: 07600-000
Contato:
Gabinete: (11) 4604-0800 - ramal 221
ESTAMOS REALIZANDO A MANUTENÇÃO DO SITE
alguns links poderão não funcionar