PROFESSOR
ESSIO

- Partido Democrático Trabalhista - NÓS TEMOS HISTÓRIA

A Caderneta de saúde da pessoa idosa

O envelhecimento da população requer do setor da saúde a necessidade de se adaptar a essa mudança. Os brasileiros maiores de 60 anos representam hoje 11,7% da população e deverão ser 18,6% em 2030 e 33,7% em 2060, quando está projetada uma expectativa de vida de 81 anos.

Essa evolução pressiona os custos dos serviços médicos. Idosos tendem a precisar de maior quantidade de internações, exames e atendimentos emergenciais. Para a saúde pública o desafio: o envelhecimento venha acompanhado com qualidade de vida.

Por isso as políticas públicas direcionadas à população idosa devem contemplar seus direitos, suas necessidades e a melhoria da sua capacidade funcional garantido a atenção integral à sua saúde.

A Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa integra um conjunto de iniciativas que tem por objetivo qualificar a atenção ofertada às pessoas idosas no Sistema Único de Saúde, instrumento proposto para auxiliar no bom manejo da saúde da pessoa idosa.

Além de fornecer informações sobre o autocuidado, a caderneta orienta os profissionais de saúde a realizarem uma avaliação multidimensional e a organizarem o seu processo de trabalho em equipe.

Uma ação pública com uma simples caderneta se efetiva pode beneficiar os idosos de nossa cidade.

O gestor de saúde para receber gratuitamente exemplares dessa cartilha que já está na 3ª edição basta manifestar o interesse por meio de ofício ao Ministério da Saúde junto a Coordenadoria de Saúde da Pessoa Idosa.

 

 

Autor: Professor Essio Minozzi Junior

Professor Essio Minozzi Junior

PROFESSOR ESSIO
Vereador - PDT

Gabinete
Câmara Municipal de Mairiporã
Alameda Tibiriçá, nº 340 - Vila Nova
Mairiporã/SP - CEP.: 07600-000
Contato:
Gabinete: (11) 4604-0800 - ramal 221
ESTAMOS REALIZANDO A MANUTENÇÃO DO SITE
alguns links poderão não funcionar